08 outubro, 2010

TV DIGITAL EM SANTARÉM PERTO DE VIRAR REALIDADE

O Ministério das Comunicações e a TV Tapajós, localizada no município de Santarém (PÁ), formalizaram na manhã da ultima terça-feira (05)o, em Brasília, o termo de consignação de canal digital para o início das transmissões de sons e imagens digital.

O contrato foi assinado pelo Coordenador Geral do Regime de Outorgas do Ministério das Comunicações, Anacleto Rodrigues Cordeiro e pela Diretora Executiva do Sistema Tapajós de Comunicação, Vânia Pereira Maia.

Na oportunidade, a representante da emissora comentou a importância desta consignação. “A TV Tapajós foi pioneira na região Oeste do Pará, criada há 31 anos, e este novo passo é muito significativo, pois continuamos sendo pioneiros, afinal a TV Tapajós, segundo o Dr. Anacleto, é a primeira emissora do interior da Amazônia a assinar o contrato de consignação de canal digital e isso é motivo de muita alegria e não mediremos esforços para cumprir todos os prazos exigidos pelo Ministério das Comunicações”, explicou Vânia Pereira Maia.
O Coordenador Anacleto Rodrigues Cordeiro, que no ato representou o Ministro das Comunicações José Artur Filardes que está de férias, parabenizou a diretora Vânia Pereira Maia pela determinação e adiantamento do processo de instalação, pois somente as emissoras das capitais e algumas do interior de São Paulo, haviam conseguido a habilitação. Ele ainda adiantou que a ação beneficiará não apenas a população de Santarém, onde está localizada a emissora, mas de toda a região Oeste do Pará. “Esta rápida expansão da TV digital no Brasil nos orgulha muito e nos dá a certeza de que acertamos quando, em 2006, fizemos a opção pelo sistema nipo-brasileiro de TV Digital”, concluiu o Anacleto Rodrigues Cordeiro.
O sinal digitalizado proporciona imagem e som com muito mais qualidade. Para a diretora executiva, a cidade e região de cobertura da TV Tapajós vão ganhar muito porque a televisão digital é muito mais do que uma imagem bonita com som perfeito. É um instrumento de comunicação e cultura.
Após a assinatura, a emissora terá seis meses para apresentar o projeto da TV Digital junto ao Ministério das Comunicações. Se aprovado, o Ministério expedirá a autorização para instalação da estação.

A previsão é que em 2011 a TV Tapajós comece as transmissões com sinal Digital através do canal 22. O canal 4, no sistema analógico, continuará operando até 2016 quando deve ser devolvido para o governo federal.

Nenhum comentário: