19 janeiro, 2010

CARTA PARA JOAQUIM DA COSTA PEREIRA

Por Vânia Pereira Maia
Filha de Joaquim da Costa Pereira


Paizinho querido, Quantas vezes quando criança e depois adolescente, escrevi cartas para você. Graças a Deus em muitos momentos pude expressar a minha gratidão e o meu amor por você. Em minhas orações sempre pedi a Deus pra você e mamãe terem saúde e paz. Pedia também que Deus me tirasse a vida antes de vocês, porque não suportaria a dor da separação. Mas você me ensinou que a vida tem que seguir o curso natural e que o natural eram os pais se despedirem dos filhos. Você me ensinou que a vida deve ser construída com boas ações e grandes obras. Durante meus 50 anos tive o privilégio de ter convivido mais perto de você. Foram tantos momentos de aprendizado... Tanto conteúdo que jamais aprendi nos bancos escolares... Foram tantas lições de vida que me fizeram crescer como profissional e como pessoa humana. Costumo dizer que você foi o meu melhor professor. E foi mesmo! É natural que em alguns momentos eu levasse “demérito” ou uma bronca aqui e outra acolá... Assim como era natural a gente divergir nos pontos de vista. Eram saudáveis essas divergências, porque crescíamos juntos. Às vezes você argumentava e me convencia que a sua posição era a mais correta. Outras vezes era eu que o convencia com argumentos e mesmo com seus mais de sessenta, setenta anos, você recuava e mudava de opinião. Como era bonita essa relação de pai e filha e patrão e funcionária. Existia respeito mútuo, confiança e parceria. Isso fazia a diferença!Quantos momentos bons... Quantas piadas... Quanta filosofia de vida... Quantos desafios enfrentamos juntos, fracassos, decepções, vitórias... Quantas vitórias festejamos juntos. Quantas vezes você desanimava e eu lhe dava forças para enfrentar as dificuldades. E as muitas vezes que você me sacudiu e mostrou saída e soluções práticas... E assim, ia me motivando para novos desafios...Éramos corajosos e ousados... Mas agíamos com responsabilidade. Isso nos aproximava. Tive muitas oportunidades pra te agradecer em vida tudo que me ensinastes. Agradeci só pra você e muitas vezes publicamente. Você também me agradeceu muitas vezes em nossas conversas de pai e filha e também nas entrevistas que davas aos repórteres. Ninguém precisava agradecer ao outro, porque tudo que fizemos foi por amor e pela determinação de levar adiante os seus sonhos e os que sonhamos juntos. Agora você se foi... Verinha e eu estivemos ao seu lado até seus últimos minutos. E mesmo no leito de UTI nos destes lições de persistência, de paciência, de humildade e elegância... Mostrastes o quanto guerreiro você era. E me fizestes a maior declaração de amor que uma filha pode ouvir de um pai. Isso jamais vou esquecer! Com a carinha de dor pelo sofrimento, mas ainda muito lúcido, acariciastes meu rosto, me abençoastes e te despedistes de mim com palavras de amor. Foram momentos tristes pai... Mas foram momentos marcantes! Lágrimas rolaram do meu rosto, mas pude expressar, mais uma vez o quanto te amava. Te enchi de beijos, te dei carinho... Desafinada, cantei pra você, rezei em voz alta pra você acompanhar minha oração, te dei comida na boca e te encorajei pra continuares lutando.Mas também te entreguei no altar do Senhor. Na igreja de Santo Antonio em Belém, de joelhos pedi a Deus que fosse feita a Sua vontade, só não queria mais que sofresse. E Deus me atendeu. Você foi... Mas seus últimos momentos você estava cedado e acho que não sofreu mais. Você foi... Mas foi dignamente, como foi a sua vida. Foi bonito, forte, bem cuidado, de barba feita, cabelos arrumados, pele hidratada e elegante como sempre foi.Agora fica a saudade... Quanta falta você faz... Sei que ainda vai piorar, que a saudade vai aumentar...Mas a certeza de que você foi um ser humano bom, que silenciosamente fez boas ações nesta vida terrena, nos conforta, nos fortalece e nos encoraja a continuar seguindo o seu exemplo.Quantos depoimentos e testemunhos ouvi nestes dolorosos dias de sua despedida. Foram dezenas de pessoas que vieram contar alguma boa ação que você fez a elas. E a grande maioria dessas ações, nós, os filhos, desconhecíamos. Você ajudava a salvar pessoas, a enterrar dignamente seus mortos, muitas vezes dava o peixe e outras vezes ensinava a pescar... As boas ações eram silenciosas, mas quanta diferença você fez na vida destas pessoas... Isso sem contar as milhares de oportunidades de empregos que deu ao longo de sua vida. Você foi um grande homem!Pela sua vida e sua história, pelo filho, irmão, pai, marido, avô, bisavô, patrão e amigo que foi, sei que agora você está ao lado de Deus, festejando o reencontro com a mamãe, meus avós, Livio, irmãos e amigos, entre eles o saudoso Dr. Penna e espero que daí, vocês possam continuar me dando conselhos através das boas lembranças e da saudade que sentimos.Fica em paz meu guerreiro!Fica em paz meu melhor professor!Fica em paz meu paizinho querido!
Vânia Pereira Maia.

Nenhum comentário: